A empresa foi fundada por António José da Costa , ourives de ouro que mais tarde se associou ao genro, fabricante de pratas artísticas cinzeladas considerado por muitos clientes, um dos melhores cinzeladores da época. Esta junção deu origem à denominação social “António José da Costa & Genro, Lda, que vigora até aos dias de hoje.
Uns Anos mais tarde, com a entrada na sociedade de Jorge Costa, neto e filho dos fundadores e Iluminada Mendes, casada com este, acompanhando novos tempos e desafios, iniciaram-se na fabricação de peças de decoração, estilo contemporâneo, ao mesmo tempo que comercializavam diversas pratas de importação e fabrico Nacional. Por fatores temporais entre outros, as peças de decoração deram lugar a joias de uso pessoal, fabrico principal da empresa na atualidade. Jorge Costa com a função de gerir a fabricação e Iluminada Mendes como designer.
São jóias intemporais em prata de expressões contemporâneas, podendo-se apresentar de forma geométrica, abstrata, rústica, assimétrica, vanguardista, algumas voluntariamente imperfeitas, sempre texturadas, complementadas ou não com pedras naturais. O acabamento pode ser, natural(prata), oxidado, dourado, ou misturadas o que lhe confere um contraste de cor muito fora do vulgar e apreciado pela maioria dos nossos clientes.
Estivemos presentes em várias exposições Internacionais, Paris, Barcelona, Madrid, Munique, Londres. Em Portugal, exposições na Porto jóia e na galeria do Museu, Fundação Serralves no Porto.
Estamos representados em lojas e galerias, em Portugal e estrangeiro para onde exportamos cerca de 80% dos artigos fabricados.